Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522509638 Edição: 1 Ano: 2012 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 560 gramas Número de Páginas: 328
Qual o valor da história hoje?
Neste livro, a escola é tratada como espaço privilegiado de reflexões sobre o valor plural da história - que se constitui, em cada tempo e lugar, de acordo com as expectativas e apreensões dos indivíduos, em suas relações sociais. Sobretudo, os autores enfrentam, de forma crítica, o dilema ético: qual o papel
do ensino de história na formação dos sujeitos contemporâneos?
IMPRESSÃO SOB DEMANDA.
Apresentação
Parte I: Formas de escrever e ensinar história
1. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história?
Durval Muniz de Albuquerque Júnior
2. O valor da vida dos outros...
Márcia de Almeida Gonçalves
3. Ciências do espírito: relações entre história e educação
Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral
4. A aula como desafio à experiência da história
Valdei Lopes de Araujo
Parte II: Memória e identidade
5. Do dever de memória ao dever de história: um exercício de deslocamento
Eunícia Barros Barcelos Fernandes
6. Memória e reconhecimento: notas sobre as disputas contemporâneas pela gestão da memória na França e no Brasil
Luciana Heymann e José Maurício Arruti
7. Cartografias da memória: história, memória e ensino da história
Margarida de Souza Neves
8. Uma província em disputa: como os fluminenses lidaram com a memória imperial na década de 1920
Rui Aniceto Nascimento Fernandes
9. A história é uma escola! O paradigma do nacional na literatura didática de Viriato Corrêa
José Ricardo Oriá Fernandes
10. Nação, nacionalismo e identidade do estudante de história
Luis Fernando Cerri
Parte III: Tempo e alteridade
11. T empo presente no ensino de história: o anacronismo em questão
Ana Maria Monteiro
12. Que passados e futuros circulam nas escolas de nosso presente?
Carmen Teresa Gabriel
13. A prender e ensinar o tempo histórico em tempos de incertezas: reflexões e desafios para o professor de história
Sonia Regina Miranda
14. A lteridade e ensino de história: valores, espaços-tempos e discursos
Cecilia M. A. Goulart
15. A leitura na aula de história como experiência de alteridade
Helenice Rocha
16. Do colorido à cor: o complexo identitário na prática educativa
Júnia Sales Pereira
Sobre os autores
Impresso
R$ 66,00 Em 2x de: R$ 33,00 No boleto: R$ 66,00
COMPRAR