Área de imprensa

Informações sobre autores, lançamentos e catálogo:

[email protected]

Releases / Lançamentos

  • Corrupção e o escândalo da Lava Jato na América Latina
    Corrupção e o escândalo da Lava Jato na América Latina

    FGV Editora e Universidade de Columbia lançam o livro

     ‘Corrupção e o escândalo da Lava Jato na América Latina’

    A obra apresenta um balanço equilibrado desse caso histórico e transformador,

    tornando-se leitura indispensável para estudos sobre o tema da corrupção.

     

    No momento em que este livro é lançado em português pela FGV Editora em parceria com a Escola de Relações Públicas e Internacionais (SIPA) da Universidade de Columbia e o Columbia Global Centers do Rio de Janeiro, a estrutura institucional da Lava Jato no Brasil está perdendo o impulso, com a extinção deste modelo de força-tarefa por determinação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

    Com o devido distanciamento do período de pleno funcionamento da Lava Jato, o tempo presente parece apropriado para dar um passo atrás e avaliar o real significado de tudo o que aconteceu. O livro ‘Corrupção e o escândalo da Lava Jato na América Latina’, organizado por Paul Lagunes, Fernanda Odilla e Jan Svejnar, contribui para o entendimento desta operação ao separar as dimensões políticas do escândalo que abalou o Brasil das menos aparentes, porém mais impor­tantes, “lições aprendidas” da Lava Jato sobre o combate à corrupção.

    Nos 15 capítulos da obra, 19 autores e autoras do Brasil e de outros países receberam o desafio de deixar de lado suas inclinações políticas para olhar novamente para este episódio. Os artigos, escritos em linguagem clara e acessível, consideram a questão da corrupção de uma forma que vai muito além de críticas e interpretações de procedimentos criminais e minúcias da aplicação da lei.

    Neste livro, a maior investigação contra a corrupção no mundo é analisada sob diferentes perspectivas, abarcando não apenas aspectos judiciais, mas também práticas cotidianas da corrupção sistemática e a forma como a política, a mídia e a administração operaram em tal contexto, com o distanciamento temporal dos acalorados debates políticos, e inclui ainda entrevistas com alguns de seus principais atores, como Deltan Dallagnol, Sergio Moro e Glenn Greenwald.

    A coletânea é um chamado à luta, para que cidadãos preocupados exijam transparência e responsabilidade daqueles que nos governam com propósitos corruptos.

    Para marcar este lançamento, vamos promover um webinar especial com a participação da organizadora da obra, Fernanda Odilla, e das autoras que contribuíram com seus capítulos, Ana Luiza Aranha, Raquel de Mattos Pimenta, Daniela Campello e Beatriz Bulla.

     

    Lançamento:

    Dia 27/7/2021, às 18h

    Canal FGV no Youtube

  • Estratégia militar aplicada: metodologia de emprego
    Estratégia militar aplicada: metodologia de emprego

    FGV lança o livro 'Estratégia Militar Aplicada: metodologia de emprego'

     

    'Estratégia Militar Aplicada: metodologia de emprego', obra sobre a temática da estratégia militar aplicável aos conflitos, sejam interestatais ou intraestatais, destina-se a apresentar os principais aspectos desses enfrentamentos e explicitar os fundamentos do planejamento na solução de controvérsias por intermédio do poder militar do Estado.

    Os conflitos tratados no corrente trabalho referem-se a dois tipos de fenômenos sociais. Aqueles ocasionados pelo choque de interesses antagônicos de Estados ou os provocados por grupos sociais politicamente organizados em que há possibilidade de enfrentamento intencional entre as partes, de forma violenta ou não, no contexto internacional ou na esfera nacional.

    Para marcar o lançamento do livro, a Editora FGV organiza um bate-papo com a presença dos autores – o coronel da reserva do Exército brasileiro, Walter da Costa Ferreira, e o doutor em ciência política, Augusto W. M. Teixeira Júnior. Também participam do debate o presidente da ABED, Eduardo Munhoz Svartman, o General de Divisão Carlos André A. Leite e o diplomata e escritor João Paulo Alsina Jr., que assina o prefácio da obra e fará a moderação do webinar.

    Dia 21 de junho, às 18h. Canal FGV no Youtube

  • Universidade e ensino de história
    Universidade e ensino de história

    FGV Editora lança livro sobre o ensino de história nas universidades

    Coletânea visa contribuir para o entendimento do percurso das graduações de história em diferentes universidades, momentos e regiões.

     

    Em um momento de grandes transformações e crise na educação brasileira e de discussão do lugar da história e do papel dos historiadores, revisitar o percurso dos cursos de história pode trazer contribuições importantes.

    Esta é a proposta do livro Universidade e ensino de história, organizado pela historiadora Marieta de Moraes Ferreira e publicado pela FGV Editora, que apresenta um conjunto de trabalhos enfocando diferentes con­junturas e regiões que pretendem estimular uma reflexão para o enfrentamento dos desafios na renovação da formação dos professores, assim como levar o conhecimento histórico para um público mais amplo.

    Um ponto que emerge desde a Reforma do Ensino Médio, em 2017, e a Nova Base Nacional Curricular (BNCC) é a questão do formato das licenciaturas e o papel do docente, tendo em vista a desvalorização da carreira e a pouca atratividade que o magistério oferece.

    Por outro lado, os licenciandos em geral se sentem pouco preparados para as tarefas que imaginam serem as suas no futuro: deslocar o que aprenderam na graduação para a complexa sala de aula de colégios, lidar com crianças e adolescentes e dialogar e se expressar diante desse público específico. Com isso, emergiram debates acerca da dicotomia bacharelado-licenciatura.

    Este livro sobre o ensino de história nas universidades visa contribuir para o entendimento do percurso das graduações de história em diferentes universidades, em diferentes momentos e regiões e focalizar os embates produzidos no campo da historiografia e das memórias produzidas em torno de momentos fundadores dos respectivos cursos e seus professores.

  • Lawtechs e o consumidor
    Lawtechs e o consumidor

    FGV Editora lança a obra ‘Lawtechs e o consumidor’ em parceria com a FGV Direito Rio

    Novo livro levanta reflexões e debates sobre como a utilização da tecnologia atrelada ao direito pode contribuir para uma maior eficiência do Judiciário

     

    A FGV Editora lança o livro Lawtechs e o consumidor, escrito pelos professores da FGV Direito Rio Rafaela Nogueira, Paulo Fernando de Mello Franco e Antônio José Maristrello Porto, vice-diretor da escola. A obra surge a partir da constatação da necessidade de aprender a lidar com a litigância em excesso de demandas consumeristas, enfrentada pelo Poder Judiciário, a fim de compreender como seus altos custos impõem dilemas e escolhas trágicas para a sociedade.

    Desse modo, à luz da análise econômica do direito, o livro levanta reflexões e debates sobre como a utilização da tecnologia atrelada ao direito pode contribuir para uma maior eficiência do Judiciário. Isso tudo sem implicar prejuízos e maiores ônus, processuais e materiais, aos consumidores.

    No atual contexto da indústria 4.0, as companhias mais valiosas do mundo são aquelas que atuam com tecnologia. Isso demonstra uma clara mudança de tendência do mercado, agora ainda mais sensível às inovações tecnológicas (ditas “disruptivas”). Exemplo disso é que a maior empresa de transporte de passageiros não possui carros; as mídias digitais mais utilizadas não criam conteúdo; a empresa varejista mais valiosa do mundo não tem estoque; e um dos grandes provedores de acomodações do mundo não possui propriedades. Nesse cenário de concorrência mais acirrada, criam-se incentivos para que empresas busquem resolver litígios dentro de plataformas digitais próprias de solução de disputas.

    Seus autores reconhecem a importância das garantias ou direitos fundamen­tais e não desprezam que a proposta de novos meios de solução alternativa de conflitos pode ofuscar o protagonismo da acessibilidade ao Poder Judiciário. Este é justamente o ponto dos estudos, uma vez que a Constituição garante o acesso à justiça, e não ao Poder Judiciário. O acesso à justiça pode acontecer mesmo fora dos tribunais, muito embora pareça que o senso comum tenha certa dificuldade em perceber isso.

    A obra conta com o prefácio de Luciano Benetti Timm, professor da FGV-SP e da Unisinos-RS e secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. A apresentação é de Bruno Miragem, professor da Faculdade de Direito da UFRGS.

     

  • História da imigração no Brasil
    História da imigração no Brasil

    FGV Editora lança obra sobre a história da imigração no Brasil

    Organizada por Luís Reznik, a coletânea traz estudos sobre os movimentos demográficos e deslocamentos migratórios internacionais e as políticas imigratórias do Estado brasileiro em eventos diversos, entre os anos de 1830 ao pós-Segunda Guerra Mundial.

    O tema da imigração ganhou renovado impulso pelas novas correntes migratórias que o Brasil vem recebendo, tanto dos países da América Latina como dos países africanos e asiáticos e, como usual, os temas do presente incitam a curiosidade sobre o passado, lançando novas luzes e outras abordagens.

    O livro História da imigração no Brasil, organizado por Luís Reznik e publicado pela FGV Editora, apresenta uma coletânea de artigos que discutem os contextos históricos em sua integridade, correlacionando-os com as políticas imigratórias do Estado brasileiro e com os movimentos demográficos e deslocamentos migratórios internacionais.

    Os estudos se concentram entre os deslocamentos ocorridos no século XIX, que inclui o período conhecido como Grande Imigração, e percorre as décadas seguintes até os anos de 1950 com a corrente migratória pós Segunda Guerra Mundial.

    Para marcar este lançamento, que possui artigos assinados por Rui Aniceto Nascimento Fernandes, Julianna de Oliveira, Fábio Koifman, Guilherme Cavotti Marques e Paula Ribeiro, Luís Reznik, que organiza a obra, se encontra em webinar no dia 15 de abril, com as professoras Marieta de Moraes Ferreira e Lená Medeiros de Menezes e o professor Paulo Cesar Gonçalves, que também assinam capítulos, para darem continuidade às conversas sobre os movimentos demográficos do Estado brasileiro em eventos diversos, que deram origem à obra.

     

    História da imigração no Brasil

    Organizador: Luis Reznik

    Impresso: R$46,00

    Ebook: R$33,00

     

    Webinar: Bate-papo e lançamento do livro

    Dia 15 de abril – 18h

    Canal FGV no Youtube

     

  • O elo perdido: cultura, produtividade e competitividade
    O elo perdido: cultura, produtividade e competitividade

    FGV lança o livro 'O elo perdido: cultura, produtividade e competitividade'

    A obra é uma síntese de duas décadas de pesquisas e consultorias em gestão da cultura e produtividade em grandes empresas no Brasil

    A Editora FGV, em parceria com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), lança o livro ‘O elo perdido: cultura, produtividade e competitividade’, no dia 29 de março. Depois de duas décadas dedicadas a atividades de pesquisa aplicada, consultoria em cultura, fatores humanos da competitividade e gestão de riscos, os organizadores da obra, Carmen Migueles e Marco Tulio Zanini, apresentam a conclusão dessa experiência de trabalho. A gestão da cultura é o elo perdido que conecta o potencial do Brasil como nação à sua capacidade de produzir riquezas.

     

    Há uma grande interrogação sobre o Brasil: temos abundantes riquezas naturais, uma grande quantidade de pessoas com excelente qualificação, mas amargamos posições ruins nos rankings globais de competitividade, produtividade e inovação. Como isso é possível?

    Buscando responder a essa questão, o livro é o resultado da pesquisa que tenta compreender e desvendar o enigma da baixa competitividade do Brasil no cenário global e a dificuldade de resolver problemas internos às organizações que se apresentam como entraves à prosperidade. É a busca pelo “elo perdido” que possa conectar o potencial do Brasil como nação à capacidade de produzir riquezas.

    A grande contribuição da obra é identificar os elementos da cultura que explicam as dificuldades históricas do Brasil em ocupar um lugar dentre as economias mais desenvolvidas. Há uma desconexão entre o potencial do país, considerando seus recursos (naturais, humanos), e a sua capacidade produtiva. Fala-se muito em inovação e geração de valor, mas existe grande dificuldade para coordenar ações coletivas e promover o associativismo, quando nos comparamos com outros países desenvolvidos.

    O Elo Perdido traz essa reflexão essencial para ocuparmos uma posição melhor nos rankings de competitividade, produtividade e inovação. Está nas empresas e na atividade empreendedora a capacidade de promover uma mudança sustentável em direção à maior competitividade e produtividade.

    Para marcar este lançamento, a Editora FGV organiza um bate-papo sobre o livro. O evento vai contar com as presenças dos mestres em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV, José Roberto Vieira de Resende, Alexandra Lauro de Paiva e Grace Aparecida de Oliveira Melo; e do Professor colaborador EBAPE/FGV José Mauro Gonçalves Nunes. Para moderar o debate, participam os organizadores da obra, Carmen Pires Migueles e Marco Tulio Zanini.

     

    O elo perdido: cultura, produtividade e competitividade

    Organizadores: Carmen Pires Migueles e Marco Tulio Fundão Zanini